Foram estas palavras que me chamaram a atenção numa aula onde não estava entendo bulunfas, de uns exercícios.
É sobre a questão das bolhas. Sabe o que é uma bolha? Essas mesmos que se pode fazendo assoprando-se um circulo oco com uma pelicula de água e sabão.
Qual é o milagre?
O milagre da natureza, segundo o professor, é porque internamente sua força é zero.
O que isso quer dizer?
Você já deve ter percebido, que as "paredes" da bolha nunca se atraem, e a bolha se estoura para dentro, ou se feche. E ela também não se espande para fora. Ela fica constante. A bolha se deforma por causa do vento, entre outros, mas seu volume se mantem constante, e ela não entra em "colapso".
O que a leva a estourar?
É quando é rompido este equilibrio interno (|F = 0). Por meio de uma particula, que "perfura" a superficie, abrindo-se um buraco (tanto nano, quanto gigante), dessa forma, o desenquilibrio ocorre. E ela perde o |F=o, e passa a entrar em reação de colapso e estoura.
Se a bolha tivesse uma superficie muito resistente, a ponto que nada no ambiente pude-se perfurar. Ela se manteria constante para eternidade.
Fica mais fácil de entender a razão disso, quando se compara com uma bola de futebol. Com o tempo ela murcha, ou seja, perde o volume. Uma esfera de metal oca, seria a mesma coisa, ela perderia o volume (porém isto pdoeria demorar séculos e séculos). E numa bola de metal, se alguma parte de sua superficie tiver um pouco mais de massa do que a oposta (o que sempre ocorre), a |F dentro não será igual a zero, ou seja, não estará em equilibrio.
Bem, o professor não chegou a provar isto. Porém disse que se pode provar. Só que é dificil, e é preciso de cálculo avançado, com o cálculo básico, daria um trabalho muito maior.
Isso é mais uma curiosidade. Tem umas representações gráficos que ajudam a ver a coisa, compreender melhor. Mas aqui, estou ausentes de tais recursos.
terça-feira, 19 de setembro de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário