terça-feira, 25 de março de 2008

A História do Número 1 (Um)

Simplesmente, o melhor documentário sobre a História da Matemática que já assisti, exibido pelo The History Channel. É um vídeo muito gostoso de se ver, muito claro, simples, animado, didático... feito especialmente para que os mais leigos entendam e gostem.

Assista a primeira parte (10min) e não se arrependerá. E provavelmente assistirá todo o restante.


Parte 1 = 001






Gostou? Assista o restante do documentário, nos seguines links:
Parte 2 = 010
Parte 3 = 011
Parte 4 = 100
Parte 5 = 101
Parte 6 = 110

2 comentários:

  1. Como puderam me ensinar Matemática sem me contar a história do número 1 ??? Como é possível se ensinar Matemática de forma tão descontextualizada ??? Como uma Ciência tão importante, como a Matemática, não mereceu, ainda, uma revolução metodológica para tornar a aprendizagem menos enfadonha.

    ResponderExcluir
  2. Bem, esse vídeo ele não ensina NADA de matemática. Da matemática mesmo, do raciocinio dedutivo e lógico, como formalizar as idéias e dados, e trabalhá-las de forma lógica, consistente...

    O documentário é apenas algo que dá uma idéia da "História da Matemática"... algo que tem sim seu valor no ensino, mas quanto a questão do "por que isso foi inventado e como isso foi inventado."

    Recursos visuais para se ensinar algo, é dificil, trabalhoso e muito custoso. Contudo, também não se pode fazer um ensino baseado na tecnologia, no recursos de midia; pois isso debilita o aluno num vicio de pensamento; que é o pensamento interativo.

    O ensino e a formação deve ser robusta e sólida. Para formar pessoas com uma alta capacidade ABSTRATA e intelectual. Pois a teorização da matemática é em ideal abstrata, e o aluno deve aprender a formar a sua abstração sem que seja necessário um recurso audivisual.

    Contudo, é um ideal o emprego de tais recursos como um complemento para o ensino da matemática. COntudo, há ôs seguintes fatores contras que impedem sua popularizaçaõ (pois há escolas que usam):
    - Recurso custoso.
    - Muito trabalhoso fazer algo audivisual; tornando o trabalho do professor mais duro e trabalhosos ainda.
    - O professor gnaha muito mal, desistimulando e tornando muito enviavel, usar tais recursos.


    Contextualizar? Matemática é atemporal. Ela é a mesma e serve para todos os períodos. Ensinar a matemática verdadeira, não há contextualização, a pessoa simplesmente sabe utilizada no contexto que for. Agora, ter por base um contexto especifico, é defeituoso, pois ela não conseguiria ou teria dificuldade de compreender e usar qualquer modelo que saia do contexto referencial.

    ResponderExcluir