terça-feira, 22 de agosto de 2006

Começou a Complicar

Não teve nada de tão especial na aula dessa semana de gravitação. Apenas foi demonstrado da onde surgiu a constante g (gravidade), que é aproximadamente 10m/s². Mas que na verdade não é constante , porém, como varia despresivelmente, considera-se uma constante.

É interessante.

Depois, foi mostrado, meio que dedutivamente, as equações gerais, como aquelas que aprendemos no ensino médio por "Sorvete" e "Sorvetão". E que tem um cálculo especial atrás delas. Elas vieram a partir do cáculo diferencial e integral. E seria embaçado mostrar aqui, porque, creio eu, que a grande maioria aqui não tiveram aulas de Cálculo 1 e 2.

E o mais interessante. A partir dessas duas equações de Newton, podemos saber a posição e velocidade de qualquer objeto em qual lugar, quando apenas sofre a ação da força gravitacional.

É bem mais interessante física quando não é aquela decoreba ensinada no colegial. Você vê o ponto de partido, de onde foi que surgiu e como se desenvolveu tais fórmulas e teorias.

Algumas coisas que eu fiquei intrigado e não deu para perguntar pro professor, vou ver depois: "como que mediram a massa da Terra"? Enfim, como que medem a massa dos planetas?
Creio que deve ser como a extimativa do Raio da Terra (pois ela não é perfeitamente redonda, é achatada nos polos). Então, como que seria a massa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário