terça-feira, 29 de agosto de 2006

A questão do Geocentrismo e a Fé

É bom saber de algumas coisas que irei falar agora.


Muitos argumentão de como a "fé" ou "religão" (por assim nomearem) ser incompatível com a ciência, pois tal desenvolveu a idéia de que a Terra era um plano, e o Centro do Universo.


Mas enganam-se estes.


A Bíblia já afirmava a Terra ser redonda, um globo.


Da onde surgiu a idéia da Terra ser o centro do Universo?
A idéia, por incrível que pareça, surgiu com os "pagãos". Aqueles que ignoravam o Grande Eu Sou, o Criador do mundo. E que se diziam ser "os sábios".


Na antiga Grécia, surgiu-se o conceito de filosofia, a qual tratava da "descrição da natureza". De tal forma que:

"Só idéia não vale. Vamos fazer medidas. Por meio da observação e da experimentação."

E assim foi-se indo, até que Platão, um renomeado pelos séculos, fundou a ESCOLA, ou melhor, Academia (donde surgiu o conteceito de "formação academica"). E foi quem começou a praticar a idéia expressa acima.

Até que surgiu o tal do Aristóteles. E começou a reparar no Universo e teve a idéia do "GEOCENTRISMO". Ou seja que a Terra é o Centro do Universo. Pois tudo era atraido para a Terra (naquilo que ele observava). Ou seja, você joga uma pedra, e ela é atraida para a Terra (a gravidade mais tarde descoberta), e assim imaginava ser os astros. E dessa forma, por alguma razão, o sol e as demais estrelas, eram atraidas para a Terra, mas algo impedia de tais sairem da sua órbita (então, era redonda, um circulo).
Teve também a descrição de dois tipos de movimentos: brusco e natural (o que procurava, buscava o centro do Universo).

Mas Aristóteles percebeu que isso não se aplicava muito bem aos planetas. Então chamou-os de "errantes". Porque apresentavam movimentos retrógodos. Ou seja, isso debatia com a idéia do geocentrismo. Porque, se elas devem ser atraidas para a Terra, como que pode elas se afastarem?


Então, surgiu o problema: descrever a tragetória;

Então, Platão conceituava que a natureza era perfeita. E que a tragetória do Sol era perfeita. E uma tragetória perfeita era dada por uma circunferência. Mas isso não se aplicava direto para os "errantes". Aí, com suas observações, fez um modelo, que A GROSSO MODO, dava certo.


A terra era o centro do Universo. E o Sol girava em torno da Terra por uma órbita circular. (faça o desenho). E os planetas (errantes). Tinham uma segunda órbita. E o Centro dessa órbita era uma órbita circular também que a Terra era o centro. E essa segunda órbita também era um circulo. (se fazer o desenho vai entender facilmente).
E assim se explicava o porquê dos movimentos retrógados.

Mas o problema veio com a Igreja Católica. Ela adotou esse sistema como sendo um DOGMA. Porque tinha algumas razões implicitas nas suas demais farsas, como a questão do papa. Que a Terra era o centro do Universo, e que a Igreja Católica era o poder que governava o Centro do Universo, e esse poder total era outorgado ao Papa. Ou seja, era o Papa o Centro do Universo. E ai fica a idéia de que o Papa é o ponto de equilibrio, o ser mais importante do Universo, o centro das atenções. etc.

E assim, negavam as Escrituras.


Até que surgiu Ticho Brahe. E ele disse, sem querer desafrontar o papa: "Tudo ficaria mais fácil se ao invés de tudo girar em torno da Terra, girasse em torno do Sol."

E ai vieram as idéias formidáveis de Corpanéli, Kleper, Galileu. O que depois percebeu que a órbita era na verdade uma elipse e o Sol um dos focos.


Bem, não vou entrar em detalhes. Apenas foi uma prévia histórica dessa questão. As contas são realmente de assustar, principalmente, para nunca se deparou com derivadas, Regra da Cadeia, Teorema do Confronto, Integrais, Integração por Partes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário